INTERNET VIA SATÉLITE

Como funciona o sistema de acesso à Internet via Satélite Bidireccional

As maneiras tradicionais de obter serviço de acesso à Internet são  através das linhas telefónicas de cobre ou se você realmente tiver muita sorte através de  cabos de fibra óptica. Isso funciona bem se você viver perto de uma Central telefónica, mas nem tanto se você viver em algum local remoto, ou mesmo se os cabos entre você e sua Central Telefónica seguirem um caminho tortuoso.

 O sistema de acesso à Internet através de satélite bidireccional  não utiliza linhas ou mesmo redes 3G/4G, mas sim uma nova tecnologia e a banda de frequências Ka em satélites Geoestacionários. Uma pequena antena parabólica  na sua habitação ou escritório, vai permitir que o sinal da Internet seja recebido do satélite para o seu computador, ou se usar o router Wifi que instalamos em toda a casa através da rede Wireless.

 

  Como o sistema de satélite é um sistema de duas vias, o mesmo acontece ao enviar dados de volta na direcção oposta, para o satélite. Não precisa de linha telefónica para enviar o sinal para a Internet, como os antigos sistemas de Internet via satélite. Por esse motivo, você pode ter a velocidade de "upload" de 6 Mbps, que é 6x mais dos que os melhores sistemas de ADSL. Isto para não falar dos 20 Mbps de velocidade de "download". Pode inclusivamente usar o sistema de Internet via satélite bidireccioinal, para efectuar chamadas telefónicas VOIP.

 Visto que o sistema de Internet via satélite não depende de quilómetros de cabos para se conectar à internet, podemos instalar conexões rápidas em praticamente qualquer lugar de Portugal. Se conseguir ver o céu a partir do telhado da sua vivenda ou prédio, pode ter a certeza que pode utilizar os serviços de Internet via Satélite.

A descrição acima refere-se de modo geral aos sistemas VSAT, mas concretamente aos sistemas chamados de "alto trafego" que funcionam na banda ka e principalmente na Europa. Para Africa as frequencias utilizadoas são outras, quer na banda C, que igualmente na banda ku, pois a banda ka, apresenta demasiadas perdas em paises com fortes chuvas tropicais.

Tradutor

Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Korean Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Um serviço com a qualidade